sábado, dezembro 30, 2006

 

FELIZ 2007!!!!

A COOPERALFA deseja a todos seus cooperados, funcionários, prestadores de serviço, motoristas e cobradores um ano de 2007 com muita saúde, harmonia e repleto de realizações!!!!

FELIZ ANO NOVO !!!!


sexta-feira, dezembro 29, 2006

 

BILHETE ÚNICO PERSONALIZADO

Faça o seu cadastro e ande sempre com o seu Bilhete Carregado. É mais rápido e mais seguro.Cadastre-se nos 22 Terminais e 16 Postos da SPTrans.

São muitas as vantagens do bilhete cadastrado e sempre carregado. Reduz o tempo de embarque e as filas, e é mais seguro: os créditos dos bilhetes cadastrados podem ser recuperados mais facilmente em caso de perda ou furto e, com um bilhete carregado, você não tem de mexer com dinheiro dentro do ônibus.

E mais: você ajuda a melhorar o transporte público da cidade. O cartão cadastrado e carregado evita as fraudes que prejudicam quem paga corretamente a passagem. Só para se ter uma idéia, a ação dos fraudadores representa uma perda mensal estimada em até R$ 15 milhões. Um dinheiro que poderia ser utilizado na melhoria do transporte.

O cadastramento não é obrigatório. Mas, desde do dia 18 de março, para fazer as integrações gratuitas, o seu cartão deve estar cadastrado ou carregado.
Saiba Mais :

Como eu faço para me cadastrar?
Preencha o formulário eletrônico (disponível nesta página) ou o formulário impresso e entregue-o em qualquer um dos Terminais ou Postos da SPTrans. Não esqueça de levar os originais do RG e CPF.
Quem entregou o formulário nos Postos da SPTrans ou em um dos Terminais terá o seu cartão cadastrado em sete dias. Basta uma carga mínima de crédito comum no cartão que você cadastrou. Para quem preencheu o formulário na internet, o prazo é de apenas dois dias.

O Bilhete Único cadastrado é diferente do cartão que eu tenho?
Inicialmente, você vai cadastrar o cartão que você está usando. A diferença é que o número do bilhete ficará gravado com seu nome no sistema. E 90 dias após a entrega do formulário você terá o seu Bilhete Único Personalizado, com o seu nome e RG.

Qual a diferença do bilhete cadastrado para o bilhete personalizado?
O bilhete cadastrado é o primeiro passo para o bilhete personalizado. Nessa primeira fase, o bilhete não terá o seu nome, mas o seu cadastro ficará registrado para, em 90 dias, você ter o seu Bilhete Único Personalizado. Mas você só terá de fazer o cadastro uma única vez.

Eu só vou poder validar meu cartão dentro do ônibus se eu for cadastrado?
É isso mesmo. Desde o dia 18 de março, as catracas eletrônicas instaladas dentro dos ônibus só vão validar para integrações em duas horas os cartões cadastrados. O melhor mesmo é andar sempre com o seu bilhete carregado.

Por que eu devo andar sempre com o bilhete carregado?
Além de reduzir o tempo de embarque e as filas, é muito mais seguro. Você não tem de mexer com dinheiro dentro do ônibus. Permite também que você faça as integrações com Metrô e trens. Ainda neste primeiro semestre, a integração será total. E você sabe, as catracas do Metrô e da CPTM só aceitam cartão carregado.

E se eu entrar no ônibus sem bilhete cadastrado ou carregado?
Se você não tiver um bilhete carregado ou cadastrado poderá pagar a sua viagem dentro do ônibus, só que sem o benefício das integrações de graça em duas horas. Isso começou a valer em 18 de março.

Eu posso pagar a passagem com dinheiro?
Sim. Mas, desde o dia 18 de março você não poderá fazer outras viagens de graça.
ATENÇÃO
Estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e usuários do vale-transporte não precisam fazer o cadastramento.Os usuários do Bilhete Único Estudante e VT que desejam utilizar o cartão sem crédito deverão fazer a habilitação através de uma carga mínima de Crédito Comum (uma tarifa nos Postos da SPTrans ou cinco tarifas nas Casas Lotéricas) a partir de 25/03/06.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

 

BILHETE ÚNICO - ORIENTAÇÕES

1) O que é o Bilhete Único?

É um cartão inteligente que, como um cartão telefônico pré-pago, armazena valores em reais para pagamento de passagens nos Coletivos do Município de São Paulo (ônibus, microônibus e vans).

2) Quais e quantos são os tipos de Bilhete Único?

São 4 tipos: • BILHETE ÚNICO ESTUDANTE, fornecido aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior;• BILHETE ÚNICO ESPECIAL: IDOSO (fornecido aos cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos( homens) e igual ou superior a 60 anos (mulheres)), e BILHETE ÚNICO DE PASSAGEIROS ESPECIAIS (deficientes físicos, auditivos, visuais, garantidos por lei, assim como mulheres gestantes a partir do quinto mês e obesos;• O BILHETE ÚNICO VALE- TRANSPORTE, será fornecido pela empresa ao seu empregado;• BILHETE ÚNICO COMUM, pode ser adquirido por qualquer cidadão.

3) Como eu posso obter meu primeiro Bilhete Único?

Bilhete Único Estudante, solicitar que a escola envie os seus dados para a SPTrans, depois comparecer em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, efetuar o pagamento do tipo de bilhete escolhido e entregar a fotografia. O Bilhete será enviado para a escola em 20 dias. Bilhete Único Idoso, solicitado através de cadastro nas Subprefeituras (ver relação). O Bilhete Único Vale-Transporte, será fornecido pela empresa ao seu empregado. Bilhete Único Comum, pode ser adquirido por qualquer cidadão em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, Postos Autorizados (bancas de jornal , padarias, mercados e etc.) e Casas Lotéricas, para tanto deve carregar no mínimo 5 tarifas (R$ 11,50).

4) Aonde utilizo o Bilhete Único?

Em todos os veículos da frota (ônibus, microônibus e vans) de transporte coletivo do município de São Paulo, devidamente habilitados e equipados com validadores eletrônicos instalados junto às catracas, e também nos terminais de transferência.Confira as estações do Metrô e CPTM que integram com o Bilhete Único.

5) Como utilizo o Bilhete Único?

Encoste o Bilhete Único no validador instalado junto a catraca. Aguarde a luz verde e o sinal sonoro (BIP). Retire o bilhete e passe a catraca. Você verá o valor da tarifa descontado e o saldo restante no Bilhete Único. A partir deste momento o usuário poderá utilizar até 4 embarques em ônibus, microônibus e vans do sistema municipal dentro de um período de 2 horas, sem pagar nova passagem. Dessa forma poderá construir itinerários mais rápido e confortável.O usuário que utiliza mais do que 4 embarques deverá fazer o cadastramento em um dos postos autorizados pela SPTrans o qual consiste no preenchimento de um formulário e a entrega de cópía do rg, cpf (se tiver), comprovante de residencia e uma fotografia recente padrao 3x4. Para os estudantes que possuem o bilhete único personalizado basta o preenchimento do formulário.

6) Qual o custo do primeiro Bilhete Único?

Bilhete Único Estudante, 5 tarifas integrais (R$ 11,50) para o bilhete exclusivo para o transporte e 13 tarifas integrais (R$ 29,90) para o bilhete conveniado com UMES e UNE, que dá direito também a meia entrada em cinemas, teatro, futebol etc (sem alterações no que já é feito hoje). Bilhete Único Idoso é inteiramente gratuito, inclusive a fotografia. O Bilhete Único Vale-Transporte, o primeiro bilhete é gratuito. Bilhete Único Comum, o primeiro bilhete também é gratuito, desde que, carregue a carga mínima de 5 tarifas (R$ 11,50).

7) Perdi meu Bilhete Único, ou Roubaram ou Danifiquei. O que devo fazer?

Em caso de perda, roubo ou extravio do Bilhete Único Comum, Estudante, Vale-Transporte e Idoso ligar para Central 156 ou comparecer em um dos Postos de Atendimento da SPTrans para que o Cartão seja bloqueado. O cartão quebrado deverá ser bloqueado somente em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, onde o usuário deverá apresentar o RG original e o cartão, o qual ficará retido. Em caso de perda, roubo ou extravio do Bilhete Único Idoso ligar para Central 156 e informar o nome e o RG, lembrando que deverá comparecer a Subprefeitura para providenciar a segunda via.-2ª Via do Bilhete Único Estudante poderá ser feita até 04/12/05 em um dos Postos de Atendimento da SPTrans. Após o cancelamento o aluno poderá efetuar a solicitação da 2º via pagando a taxa de acordo com o tipo solicitado (Valor da 2ª via de Bilhete Único Conveniado UMES ou UNE equivalente a 13 tarifas integrais (R$29,90) e o valor da 2ª via de Bilhete Único Só Cotas equivalente a 10 tarifas integrais (R$23,00). Após o dia 04/12/05 o aluno deverá solicitar o Bilhete Único Estudante 2006 e fazer a restituição somente quando receber o cartão novo (a partir de 16/01/06). Caso o aluno não estude mais em 2006 e tenha valor a ser restituído, deverá comparecer no posto da XV de Novembro, pagar o valor de 7 tarifas integrais(R$ 16,10) e o valor será restituído em Crédito Comum.- Bilhete Único Vale Transporte e Bilhete Único Comum, informar nome, RG, CPF, telefone de contato, número do bilhete que consta no verso do mesmo ou nos recibos de carga de créditos fornecidos pelas lotéricas da Caixa Econômica Federal, deverá fornecer o código NSU SPTRANS, também impresso no mesmo recibo. Após três dias da sua ligação ao 156, comparecer nos Postos de Atendimento da SPTrans, com identidade e recibo de carga de créditos. Isso possibilita o bloqueio do Bilhete Único em todos os validadores instalados nos ônibus, microônibus e vans. E, ainda, a devolução dos créditos existentes no momento da sua ligação ao 156 (guarde sempre o seu último comprovante de recarga, ele é a sua garantia para devolução dos créditos, e deve ser apresentado no referido Posto de Atendimento da SPTrans).Importante: A solicitação para bloqueio ou a retirada do cartão com restituição poderá ser feita por terceiros nas seguintes condições:- o portador deverá apresentar RG (original ou cópia autenticada) dele e do titular do cartão; e- apresentar procuração assinada pelo titular autorizando o bloqueio ou retirada do cartão.O cartão quebrado ou danificado será bloqueado somente em um dos Postos de Atendimento da SPTrans onde o usuário apresentará o RG original e o cartão, o qual ficará retido.

8) Posso solicitar a terceiros para bloquear ou restituir meus créditos, em casos de perda, roubo, extravio?

Para bloquear ou retirar o cartão com restituição nos Postos de Atendimento da SPTrans por terceiros o portador deve apresentar o seu RG (original ou cópia autenticada), o RG do titulardo cartão (original ou cópia autenticada) e uma procuração autorizando o portador a bloquear ou retirar o cartão.

9) Qual o custo do segundo Bilhete Único?

Bilhete Único Estudante, 10 tarifas integrais (R$ 23,00) para o bilhete exclusivo para o transporte e 13 tarifas integrais (R$ 29,90) para os bilhetes conveniados com UMES e UNE, que dá direito também a meia entrada em cinemas, teatro, futebol etc (sem alteração no que já é feito hoje). Bilhete Único Idoso é inteiramente gratuito, inclusive a fotografia. Bilhete Único Vale Transporte e Bilhete Único Comum a primeira via é gratuita e a 2ª via custará o equivalente a 7 tarifas (R$ 16,10), somente para aqueles que desejarem recuperar os créditos até então existentes no bilhete, para os demais pode ser novamente adquirido nas Casas Lotéricas da Caixa Econômica Federal, desde que, carregue a carga mínima de R$ 11,50.

10) Onde posso carregar os créditos no Bilhete Único?

Em um dos Postos de Atendimento da SPTrans, Postos de venda e recarga no Metrô, Postos Autorizados (bancas de jornal, padarias, mercados e etc.) e Casas Lotéricas.
11) Quanto de créditos eu posso carregar no cartão do Bilhete Único?
O Bilhete Único Estudante, possui cotas pré-estabelecidas quando do seu cadastro. O Bilhete Único Idoso não precisa recarregar pois o uso é gratuito. Bilhete Único Vale-Transporte, o valor é definido entre o funcionário e o departamento pessoal da empresa (desde que a empresa de no minimo 5 tarifas (R$ 11,50) de crédito, no máximo de 150 tarifas (R$ 345,00) e cumulativo R$ 500,00).No caso do Bilhete Único Comum o mínimo é de 5 tarifas (R$ 11,50) de crédito, no máximo de 50 tarifas (R$ 115,00) e cumulativo R$ 200,00.

12) É obrigatório ter o Bilhete Único?

Bilhete Único Estudante, sim, será a única forma de adquirir os créditos correspondentes do benefício da meia passagem. Bilhete Único Idoso, não é obrigatório, porém a SPTrans para sua maior comodidade orienta que todos adquiram o seu. Bilhete Único Vale-Transporte, sim, será a única forma de adquirir os créditos correspondentes.Bilhete Único Comum, não é obrigatório, porém ao pagar em dinheiro (direto ao cobrador), o usuário não terá a vantagem de fazer até 4 embarques no período de até 2 horas.O usuário que utiliza mais do que 4 embarques deverá fazer o cadastramento em um dos postos autorizados pela SPTrans o qual consiste no preenchimento de um formulário e a entrega de cópía do rg, cpf (se tiver), comprovante de residencia e uma fotografia recente padrao 3x4. Para os estudantes que possuem o bilhete único personalizado basta o preenchimento do formulário.

13) O Bilhete Único pode ser utilizado no Metrô e trens da Capital?

Sim. Atualmente é possível fazer as integrações com diversas Estações do Metrô e da CPTM. Clique aqui para saber mais sobre o Bilhete Único Integrado.

14) Ônibus, Microônibus ou Vans sem validador. O que devo fazer?

Trata-se de veículo clandestino, ou não autorizado pela SPTrans. Se possível, desça e utilize o transporte regulamentado. Informe também pelo telefone 156 a existência da situação para que a fiscalização possa agir.

15) Validador ou catraca eletrônica não funciona. O que devo fazer?

Em primeiro lugar observar se o problema é com todos os Bilhetes Único ou só com o seu. Caso seja com todos efetuar a reclamação junto ao telefone 156, informando o número do veículo e da linha. Caso o problema seja só com o seu Bilhete Único, tente aproximar novamente seu Bilhete Único do validador, aguarde alguns segundos, caso apareça a luz verde e você ouvir o BIP, sua passagem foi validada e seu Bilhete Único foi reconfigurado. Depois da segunda tentativa se o seu Bilhete Único não funcionou, o usuário deve pagar a passagem em dinheiro e procurar os Postos de Atendimento da SPTrans para a regularização ou substituição do seu Bilhete Único. Observação: não compre seu Bilhete Único no comércio ambulante ou outros postos não autorizados, pois o mesmo pode ter sido roubado ou não ter os créditos que você pagou.

16) Quando o Bilhete Único não funciona, o que devo fazer?

O usuário deve pagar a passagem em dinheiro e procurar os Postos de Atendimento da SPTrans para a regularização ou substituição do Bilhete Único.

17) Qual o horário de funcionamento e endereços das Casas Lotéricas da Caixa Econômica Federal?

As Casas Lotéricas estão autorizadas a funcionar de segunda a domingo da 6 h às 21 horas, porém a maioria funciona de segunda a sexta-feira das 7 h às 20 h, e de sábado das 7 h às 14 horas. Algumas funcionam em horários prolongados, inclusive aos domingos.

18) Como faço para cadastrar meu Bilhete Único Comum?

Desde o dia 16/02 o cadastramento pode ser feito pela Internet no site da SPTRANS ou através do preenchimento de um formulário que é distribuído pela SPTRANS nos Postos de Atendimento da empresa e nas Subprefeituras que atendam Idosos e PPD.Para o usuário que se cadastrou através da Internet não é necessário o comparecimento em um dos Postos. Para o usuário que preencheu o formulário deverá entregá-lo em um dos 38 postos de atendimento da SPTrans, apresentando o RG e CPF (original ou cópia autenticada). Após 2(dois) dias para quem cadastrou-se através da Internet ou 7(sete) dias do cadastramento para quem entregou o formulário em um dos Postos o usuário deverá fazer um carregamento mínimo (uma tarifa nos Postos e 5 tarifas nas Casas Lotéricas) para que o Sistema seja habilitado.Atenção: Cada usuário poderá cadastrar apenas um cartão, responsabilizando-se pela guarda e utilização do mesmo.

19) Por que devo cadastrar meu bilhete Único Comum?

A partir de 18/03/06, somente o cartão COM CRÉDITO e o Cartão SEM CRÉDITO CADASTRADO poderá fazer as integrações de viagens no período de até duas horas, e também, o usuário que se cadastrar estará além de ajudando o combate às fraudes no Sistema estará garantindo seu Bilhete Único Personalizado.

20) Para utilizar a integração com o Metrô e CPTM é necessário também cadastrar meu bilhete?

Para utilizar a Integração Metrô e CPTM é obrigatório ter crédito no cartão.

 

SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE

SISTEMA INTEGARADO DE TRANSPORTE


Ganho tecnológico, estruturação e integraçãoRede propiciará deslocamento mais rápido e racionalização do uso dos meios de transporte na cidade.

Uma rede integrada passou a substituir, em 2003, o atual sistema de transporte na cidade de São Paulo. O projeto foi concebido pela Secretaria Municipal de Transportes e SPTrans.
O novo sistema é composto de:

Subsistema Estrutural - linhas operadas por veículos de médio e grande porte (articulados, biarticulados e comuns), destinadas a cobrir demandas elevadas e integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade. É a espinha dorsal do transporte coletivo.

Subsistema Local - com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e miniônibus, alimenta a malha estrutural e atende deslocamentos internos nos subcentros.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

 

A CONQUISTA DO ISO 9001

Com certeza 22 de dezembro de 2006 foi um dos dias mais importantes da história da COOPERALFA, marcou a conquista do certitificado de qualidade ISO - 9001, sendo a primeira cooperativa de transportes da cidade de São Paulo a conseguir esta qualificação.

Após muita luta nos últimos meses por parte de todos que trabalham na cooperativa, diretoria, funcionários, mecânicos, operadores, motoristas e cobradores puderam comerar as festas de final de ano juntamente com a obtenção da qualificação de empresa com certificado de qualidade ISO -9001.

O presidente da entidade, Willian, fez o anuncio oficial da conquista, onde entrou emocionado em uma sala de reunião onde todos estavam e disse: "CONSEGUIMOS....FOMOS APROVADOS!!! ....QUE VENHA O 14001".

Todos então comemoraram juntos, pois esta conquista demonstrou ser de todos, onde cada um contribuiu com um tijolo em seu setor de atuação.

A COOPERALAFA agradece a todos que participaram desta conquista!!!!!



 

SERVIÇOS

A COOPERALFA oferece a seus associados uma gama de serviços com baixo custo e qualidade diferenciada:

  1. OFICINA E GUINCHO 24 H
  2. FUNILARIA E PINTURA
  3. BORRACHARIA
  4. LAVAGEM
  5. ABASTECIMENTO
  6. DESPACHANTE
  7. SEGURO
  8. DEPARTAMENTO JURIDICO
  9. PLANO MÉDICO
  10. PLANO ODONTOLÓGICO


1. OFICINA E GUINCHO 24 H


A COOPERALFA oferece serviço especializado de mecânica e elétrica vinte e quatro horas com seus profissionais qualificados, e em caso de emergência o associado conta com o serviço de pronto socorro com guincho próprio, onde o mecânico vai até o local para tentar, se possível, resolver o problema na hora.


Caso não seja possível resolver o problema no local o carro é levado para oficina, onde é feito o diagnóstico, e se necessário a troca de peças a oficina faz sempre a menor cotação de preço junto aos fornecedores.

2. FUNILARIA E PINTURA




Em caso de necessidade de reparação na lataria ou na pintura, polimentos e cristalização. O associado conta com serviço próprio e exclusivo, o que resulta em boa qualidade, agilidade e redução nos custos.

3. BORRACHARIA

Troca de pneus, reparos, alinhamento e balanceamento.


4. LAVAGEM

Os ônibus da COOPERALFA são lavados na própria garagem da cooperativa sem qualquer custo adicional aos cooperados.
5. ABASTECIMENTO

Os associados possuem sistema de abastecimento de diesel disponível 24 hs, 365 dias por ano, onde os ônibus são abastecidos com combustível de qualidade e com custos menores do que o do mercado externo.

6. DESPACHANTE E CONTABILIDADE
Emissão ou renovação de documentos, imposto de renda.
7. SEGURO
Seguro para ônibus, carros, contra terceiros, seguro de vida e planos especiais de previdência privada.
8. DEPARTAMENTO JURÍDICO
Assessoria juridica em todas as áreas.
9. PALNO MÉDICO

10. PLANO ODONTOLÓGICO













terça-feira, dezembro 26, 2006

 

APRESENTAÇÃO


A COOPERALFA, Cooperativa de Trabalho Condutores Autônomos foi fundada em 05/03/2001 por um grupo de proprietários de vans que uniram-se para formar a cooperativa, onde atuavam no sistema de transportes da cidede de São Paulo como transporte alternativo.
Posteriormente foram legalizados pela prefeitura de São Paulo, passando então a atuar na forma de micro ônibus, onde demonstraram sua capacidade e sua importância vital para a população da maior cidade da América Latina. Hoje a população não consegue viver sem os micro ônibus integrados ao sistema de transporte.
Atualmente a COOPERALFA atua juntamente com a UNICOOPERS onde formaram um consórcio com aproximadamente quatrocentos e cinqüenta associados que atendem a zona oeste, lote oito da capital de São Paulo.

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