segunda-feira, maio 26, 2008

 

PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA O OLHO VIVO: O MAIOR MONITORAMENTO DE ÔNIBOS DO MUNDO

85% da frota já está rastreada. Até o final do ano, 100% dos ônibus serão monitorados on-line

A partir do dia 12, os usuários do sistema de transporte público poderão acompanhar on-line a circulação dos ônibus nos terminais, corredores exclusivos e principais vias de São Paulo. Por meio do Olho Vivo, sistema de monitoramento que será disponibilizado no site da SPTrans (www.sptrans.com.br), será possível acompanhar a situação e a fluidez do transporte coletivo em 247 quilômetros de vias e corredores, com informações da velocidade média dos ônibus e tempo de percurso atualizados de hora em hora.

A consulta on-line ao mapa de fluidez permite o acesso às condições de transporte em 112 quilômetros dos dez corredores exclusivos e mais 135 quilômetros de principais vias de circulação de ônibus (como as avenidas Paulista, Radial Leste, Brigadeiro Luiz Antônio e Santos Dumont). Para os usuários, o benefício é direto por meio da possibilidade de programar as viagens. Estarão disponíveis informações como a velocidade média nos corredores e nas outras vias monitoradas nos dois sentidos (centro e bairro), o tempo de viagem entre trechos determinados, extensão e previsão de duração dos percursos.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirma que "com o Olho Vivo, o usuário poderá programar melhor sua viagem", trazendo mais conforto e confiança ao transporte público. Nos pontos de parada dos principais corredores e em 19 terminais inteligentes da SPTrans, os usuários poderão acompanhar as informações por meio dos painéis de mensagens variáveis, que indicam as chegadas dos próximos ônibus, suas linhas e destinos.

Veículos de Comunicação vão ajudar na fiscalização das empresas


O Olho Vivo é um instrumento do SIM - Sistema Integrado de Monitoramento, poderosa ferramenta de planejamento e gestão do transporte público que, por meio de utilização da tecnologia GPS, possibilita a localização automática dos ônibus municipais. Esta tecnologia estará à disposição da imprensa. A partir do dia 12, a SPTrans enviará técnicos às redações para a instalação da ferramenta e orientação de como utilizá-la.

Cerca de 85% da frota de 15 mil ônibus já está rastreada. A implantação total dos equipamentos ocorre até o final de 2008. No pacote de tecnologia também estão mais de 500 câmeras instaladas nos principais corredores e terminais urbanos, com imagens atualizadas a cada 30 segundos pela internet.

Além do mapa de fluidez, os jornalistas terão acesso às condições de transporte em 19 dos 27 terminais municipais, três terminais intermunicipais (Jabaquara, Vila Iara e São Mateus), 10 corredores exclusivos (112 quilômetros) e principais vias de circulação de ônibus (135 quilômetros). A imprensa poderá, por exemplo, acompanhar o trajeto e rota dos ônibus e microônibus; tempo de percurso; velocidade; quantidade de veículos em cada linha. "Isso vai dar transparência ao sistema coletivo de transporte público. A imprensa, além de informar, vai poder fiscalizar a qualidade e confiabilidade do serviço", esclarece o secretário.


Entre outras funcionalidades, o sistema aponta se o veículo sair da rota prevista ou ficar parado por um determinado período fora da garagem. O equipamento de bordo envia imediatamente uma mensagem para as centrais de controle. Dessa maneira, é possível saber se o veículo obedece à ordem de serviço (itinerário, paradas, velocidade média etc.). Se algum veículo for detectado fora dos limites definidos para o itinerário, o sistema gera um alerta captado pelos operadores para que sejam tomadas as providências cabíveis.


Da frota operacional monitorada - cerca de 13 mil veículos - é possível obter ainda horário de funcionamento das linhas, a quantidade de veículos em circulação, os horários de saída e chegada e as próximas partidas previstas.


Como funciona

A cada intervalo de tempo programado, os computadores embarcados nos ônibus, chamados de AVL, aos quais está acoplado um equipamento GPS, transmitem automaticamente dados - como prefixo, linha, sentido e posição de cada veículo - parado ou em trânsito - para um centro de processamento de dados. De lá, a informação é enviada simultaneamente ao Centro de Operação de Terminais (COT), instalado nos terminais de transferência de passageiros, aos Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e para o Centro de Controle Integrado (CCI).


Desse modo, é possível ao SIM - que detém informação sobre o itinerário referente a cada linha - verificar constantemente a posição geográfica por meio das imagens enviadas pelo equipamento GPS instalado em cada veículo e, dessa forma, providenciar rapidamente soluções para quaisquer eventualidades encontradas na rota ou procedimentos.

A partir de sua identificação local e temporal, é permitido obter outras informações - como o histórico das partidas de cada veículo, tempo de percurso e velocidade. Em médio prazo, essas informações estarão associadas a outras que já são coletadas no sistema implantado para o Bilhete Único, como número e identificação dos passageiros, obtidas a partir da conexão do validador com os centros de controle. Esses dados possibilitam melhorar a capacidade de planejamento do órgão gestor.

Em caso de alguma ocorrência (acidente, assalto, avaria mecânica, etc.) o motorista, por meio do computador de bordo, gera um sinal de alerta ao COC. O CCI também poderá intervir na ocorrência.

Para a Secretaria Municipal de Transportes, concessionárias e permissionárias, o sistema permite maior planejamento, redução de custos, melhor adequação entre demanda e oferta do serviço, ajuste em tempo real dos horários de partida, notificação e intervenção imediata em caso de ocorrência improcedente, mais segurança e previsibilidade nos horários. Como produto administrativo, gera relatórios de tempo de viagem e de cumprimento de partidas (previsto versus realizado); envio e recepção de mensagens de texto entre o operador e o motorista do veículo e registro de envio de informações do veículo para o sistema.

A transmissão das informações do sistema de monitoramento é realizada por meio de um software exclusivo, desenvolvido em conjunto pela SPTrans e Microsoft.

Fonte: Coordenadoria de ComunicaçãoSecretaria Municipal de Transportes


segunda-feira, maio 19, 2008

 

COOPERALFA SE PREPARA PARA NOVA AUDITORIA

POR JOSEMAR ANDRADE


Nos dias 26 e 27 de Junho, a DQS do Brasil LTDA. realizará uma auditoria de manutenção na Cooperalfa para a recomendação da ISO 9001 e ISO 14001. Conforme cláusula contratual, a verificação é feita a cada seis meses.

Durante os três primeiros anos de cerificação, a Cooperalfa necessita fazer a auditoria interna para recomendação da ISO 9001/2000 e ISO 14001/2004 em regime semestral. Após esse período ela será anual.

Neste momento, os departamentos passam por auditorias internas para verificar se os indicadores estão de acordo com a meta estipulada para o ano de 2008. Os processos analisados são documentados e depois usados pelos auditores da DQS do Brasil LTDA. para verificar se estamos conforme o procedimento.

A recomendação é um termo técnico usado entre as equipes de auditores que representa a análise dos procedimentos para dar continuidade dos certificados obtidos pela empresa.


sexta-feira, maio 09, 2008

 

DIESEL AUMENTA NAS BOMBAS

Combustível teve acréscimo após anúncio da Petrobras

Aumento de combustível nas refinarias sugerido pela Petrobras na semana passada fez o preço do óleo diesel distribuído na Cooperalfa aumentar. Agora o permissionário paga R$ 1,93 o litro, valor abaixo do que é comercializado no mercado.

Na última quarta-feira, 30, a Petrobras anunciou o aumento de 10% para gasolina e 15% para o diesel. O acréscimo foi destinado às refinarias de petróleo.

Isso significa que o óleo diesel comercializado nos postos de combustível custava R$ 1,81 e passou para R$ 2,01, em média. Na Cooperalfa, o diesel era comercializado a R$ 1,74 e passou para R$ 1,93 (nessa defasagem, tem-se um aumento de 13% para a Cooperalfa e 13,5% para “mercado externo”).

Perante esse impacto, a “Agência Estado” noticiou que a tarifa de ônibus urbano da cidade de São Paulo poderia sofrer um aumento de R$ 0,03 sobre o valor da tarifa de hoje, R$ 2,30, apernas por causa do aumento do combustível. “No entanto, o repasse não deverá ser imediato, já que as prefeituras costumam conceder reajuste na tarifa dos transportes públicos só uma vez por ano” e “o acréscimo já aconteceu em janeiro deste ano”, afirma a matéria.

Em nota enviada à Cooperalfa, a Petrobras informa o reajuste nos pólos de suprimento.

Vale lembrar que a gasolina não terá aumento para o consumidor





Com informações da Agência Estado


quinta-feira, maio 01, 2008

 

COOPERALFA INAUGURA NOVO ITINERÁRIO

Nova linha vai beneficiar moradores do Pq. Regina e região


A linha Jd. Catanduva – Vila Andrade (8070/10) iniciou sua operação na terça-feira, 29 de abril e surgiu pela necessidade dos moradores da região pelo transporte público. O percurso tem 8 quilômetros e dura aproximadamente 25 minutos, sem trânsito, de um ponto ao outro.

A princípio há dois microônibus que operam no novo percurso, o 86182 e 86355. De acordo com a necessidade, o número de veículos pode aumentar para atender a demanda de passageiros.

A linha foi criada para servir os moradores do Pq. Regina, Jd. Olinda e Jd. Elisa que precisavam ir ao Hospital da Mulher e não tinham transporte que os deixavam próximo do local.

O itinerário opera em sistema circular nos dias úteis.

Veja as principais vias do percurso:
R. Domingos Góes (ponto inicial), R. Profª Nina Stocco, R. Campos Elísios, R. Antonio José Bastos, Av. Silvio Ribeiro Aragão, R. Maria José da Conceição, R. Engenheiro Antônio Jovino, Av. Giovanni Gronchi, R. Alexandre Benois, R. Caruxa, R. Chimarrão e R. João Francisco Lima.


É a Cooperalfa trabalhando para melhorar o transporte público para a população da zona oeste de São Paulo.


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