quinta-feira, julho 26, 2007

 

PREFEITURA ASSINA TERMO PARA INCLUSÃO DE BICOMBUSTÍVEIS

O objetivo é incluir misturas biocombustíveis no programa de avaliação de alternativas energéticas.
Nesta terça-feira, 17 de julho de 2007, a Prefeitura assina o Termo de Parceira Técnico-Operacional, por meio das secretarias municipais Transportes (SMT) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a São Paulo Transporte (SPTrans), a Viação Itaim Paulista e a B100 Participações Ltda. com o objetivo de incluir misturas biocombustíveis no Programa de Avaliação de Alternativas Energéticas, gerenciado pela SPTrans.

A empresa Itaim Paulista realiza os testes desde outubro de 2006 em veículos, que atendem as regiões Leste e Sul da Cidade. Acordo assinado à época entre a VIP e a B100, com a Agência Nacional do Petróleo permitiu que uma mistura diferente da utilizada nas bombas comuns dos postos de gasolina seja utilizada pelas mencionadas. A partir da assinatura desse termo de compromisso o Comitê Gestor, formado por representantes das secretarias e das empresas envolvidas, buscará a confirmação se a mistura de 38% de biocombustível + 62% de diesel se sustenta econômica de ambientalmente em substituição ao diesel de petróleo.

Serão executados testes segundo critérios de acordo com Normas e Procedimentos, que acompanham o termo de cooperação a ser assinado, quanto ao desempenho da frota em relação a emissão de poluentes e desgaste de componentes mecânicos.

O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.


17.07.2007


segunda-feira, julho 16, 2007

 

SECRETARIA CREDENCIA EMPRESAS PARA SENSOR DE PORTAS E LIMITADOR DE VELOCIDADE

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) iniciou processo de credenciamento de empresas interessadas em fornecer e instalar o equipamento sensor de portas abertas e limitador de velocidade em veículos do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros da Cidade de São Paulo.

O credenciamento de novas empresas foi a maneira que a SMT encontrou para agilizar a implantação do equipamento em todos os 15 mil ônibus da frota da cidade (cerca de 90% dos veículos já possuem o sistema).

As novas empresas terão como responsabilidade a instalação do sistema nos veículos que foram lacrados pela SPTrans por andarem com as portas abertas e nos ônibus em que a inspeção revelou a inexistência do equipamento.

A obrigatoriedade de instalação foi determinada pela Portaria 001/07, publicada em 6 de janeiro deste ano. Essa portaria também fixou em 60 km/h a velocidade máxima para operação dos coletivos, mantendo em 50 km/h a circulação nos corredores.

As informações sobre o credenciamento e documentos necessários estarão disponíveis no Gabinete do Departamento de Transportes Públicos - DTP, localizado na Rua Joaquim Carlos, 655, do dia 16 até o dia 20 de julho próximo, das 10 às 16h00.


quarta-feira, julho 11, 2007

 

PREFEITURA VAI RENOVAR FROTAS COM VEÍCULOS ACESSÍVEIS E MENOS POLUENTES

A Secretaria Municipal de Transportes apresentou no dia 2 de julho, os Padrões Técnicos de Veículos e anunciou a Consulta Pública para aprovação dessas novas regras. O objetivo da Secretaria é fazer com que a renovação de frota seja um instrumento para a Capital passar a receber apenas veículos acessíveis e retirar de circulação todos os veículos com mais de dez anos de uso.

Em 2008, serão 4.913 ônibus novos e 5.110 acessíveis. Em 2005, eram apenas 213 veículos preparados para o passageiro com deficiência. Atualmente, os usuários com deficiência física ou mobilidade reduzida representam 10% do total de viagens realizadas, o equivalente a 100 mil por dia. Aproximadamente 800 mil pessoas nestas condições, estão cadastradas na SPTrans.

O secretário municipal de Transportes ressaltou a relevância desse manual revisado pela SPTrans para o sistema de transporte da capital. Uma das definições quanto ao conforto do usuário é o fato de que com a conclusão da consulta o sistema não aceitará veículos com uma porta.


A padronização dos veículos, a acessibilidade total, a redução de poluentes e o cronograma de renovação da frota foram enfatizados pelo secretário. "Através dessas medidas, para atender às normas estabelecidas pela legislação e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, todos os veículos incorporados ao sistema terão esse padrão".


Desde junho de 2006, os veículos vêm passando por adaptações. Os de piso alto, grande maioria até então, foram substituídos pelos de piso baixo. Eles serão aceitos apenas em situações excepcionais, porém com elevadores para cadeirantes. A largura das portas, a eliminação de anteparos, lixeiras e de alguns dispositivos também beneficiaram os passageiros no embarque e desembarque. "Além de facilitar o fluxo, essas vantagens melhoram a velocidade comercial dos veículos", afirmou o superintendente de Serviços Veiculares da SPTrans, Simão Saura Neto. Os novos veículos terão um espaço reservado aos deficientes visuais que poderão acomodar o seu cão-guia em local reservado.


O secretário enfatiza que todos os veículos com mais de 10 anos de circulação serão substituídos até o fim de 2008. E a partir daí o sistema operante estará de acordo com o que foi licitado em 2003. No segundo semestre deste ano, 1.260 ônibus serão substituídos, representando uma redução na emissão de poluentes de 370 toneladas por ano. Com a renovação completa no ano que vem, a Cidade deixará de receber 1.500 toneladas por ano de poluentes.


Essas mudanças começam a valer a partir de agosto, quando os veículos somente serão aprovados e incluídos no sistema se obedecerem ao que está descrito no Manual de Padrões Técnicos.


O cronograma de renovação da frota traz a expectativa de que outros 3.110 veículos sejam adquiridos até o fim de 2008, totalizando 5,1 mil totalmente acessíveis.


Para enviar sugestões sobre os novos padrões o cidadão deverá enviar e-mail para consultapublicapadraodeveiculos@prefeitura.sp.gov.br, até o dia 17 de julho.


Texto: Elisa Limbeck e João Ricardo


 

SECRETARIA IMPLANTA NOVAS REGRAS DE INSPEÇÃO VEICULAR

A Secretaria Municipal de Transportes – SMT - formaliza por meio da Portaria 085/07 publicada em 4 de julho, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o “Procedimento para Inspeção de Manutenção e Conservação da Frota”. As normas e especificações técnicas estabelecidas aprimoram os mecanismos para vistoria e visa maior segurança dos veículos do Sistema de Transporte Coletivo do Município de São Paulo.

A frota dos Concessionários e Permissionários será inspecionada em 100% com periodicidade máxima de 180 dias e mínima de 60 dias conforme resultados obtidos no último ciclo. A partir dos resultados da inspeção, os operadores serão classificados em três faixas: Satisfatório, Regular e Insatisfatório.

As empresas que se enquadrarem na última faixa, serão obrigadas a passar por nova inspeção no Centro Integrado de Transporte – CIT -, na rua Joaquim Carlos, 655, Pari.


Os veículos que apresentarem defeitos enquadrados no grupos “A” e “A1” (mecânica e equipamentos voltados à acessibilidade) e não forem reparados, serão lacrados. Pelos novos critérios os veículos que apresentarem pelo menos um defeito da ficha de inspeção do grupo “B” (carroceria) que represente riscos de segurança aos usuários, ou mais de dez defeitos diversos da mesma ficha serão lacrados e encaminhados ao CIT para passarem por nova avaliação.

Clique aqui para download do Procedimento para Inspeção de Manutenção e Conservação da Frota.


terça-feira, julho 03, 2007

 

SECRETARIA INICIA CONSULTA PÚBLICA


A Secretaria Municipal de Transportes inicia nesta terça-feira, 3 de julho, a Consulta Pública para definir os Padrões Técnicos de Veículos. Como proposta a SMT elimina os obstáculos externos e internos dos ônibus. A conclusão desse processo dará origem ao Manual de Padrões Técnicos.

A Consulta se encerra em 17 de julho, quando a partir daí os novos ônibus a serem adquiridos pelo sistema deverão seguir o que está descrito no Manual.

A apresentação feita pelo secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, mostra o que é admitido atualmente e o que será exigido após a conclusão da Consulta. O objetivo do órgão público é fazer da renovação de frota um instrumento para a Capital passar a receber somente veículos acessíveis.

Para efetivação da consulta será disponibilizado um link para download nos portais da SMT e da SPTrans.

Sistema receberá mais de cinco mil veículos acessíveis


Renovação contribuirá para que a Cidade deixe de receber 1.500 toneladas por ano de poluentes.

Balanço divulgado nesta segunda-feira, 2 de julho, pela Secretaria Municipal de Transportes revela que as empresas concessionárias e permissionárias do transporte coletivo da cidade renovaram 1.803 veículos até junho de 2007 e o novo cronograma traz a expectativa de outros 3.110 a serem adquiridos até o final de 2008, perfazendo um total de 4.913 veículos novos, sendo 4.897 acessíveis até 2008.

O objetivo da renovação de frota é retirar de operação os veículos com mais de dez anos de uso, resolvendo assim importante pendência contratual desde que a licitação do sistema foi realizada em 2003.

Do total de veículos novos, até o momento, 2.000 são acessíveis. Quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2005, eram 213 ônibus acessíveis no transporte coletivo. E este número chegará a 5.110 no final de 2008.


Clique aqui acessar a apresentação Novos padrões veiculares


02.07.2007


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