terça-feira, agosto 26, 2008
ATENÇÃO IDOSO

Os idosos utilizam o cartão nos coletivos equipados com a catraca eletrônica. Ele libera a catraca e o passageiro pode sentar-se em um dos bancos da parte de trás do ônibus.
Para se cadastrar o interessado deve comparecer na Subprefeitura do bairro em que reside ou em um dos locais autorizados pela SPTrans e apresentar:
- Carteira de Identidade - RG (original e cópia);
- comprovante de endereço recente, com no máximo seis meses: conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação (original e cópia); e
- o número correto do CEP - Código de Endereçamento Postal.
Nota: depois do cadastramento os idosos recebem o cartão e todas as informações para o seu uso correto, via correio, em média 20 dias úteis.
A foto para o cartão é feita na hora e sem custo.
Importante
Independente do cartão, o idoso pode desembarcar pela porta dianteira do ônibus, basta apresentar um documento de identidade ao motorista.
Em caso de mudança de endereço informe à SPTrans, via correio:
Bilhete único/Especial Idoso
Rua 3 de Dezembro, 34 - Térreo
Centro - São Paulo - SP
CEP: 01014-020
Informações gerais: 0800-7710118 ou 3101-2023 (para atraso na entrega ou informações sobre bloqueio do cartão)
sexta-feira, agosto 22, 2008
NOVOS FORNECEDORES DIMINUEM CUSTO OPERACIONAL
Os fornecedores Alesat e Petrobras foram contratados no início de agosto pela Cooperalfa após analises de propostas e serviços prestados para diminuir o custo operacional dos cooperados.
O cadastro seguiu todos os processos administrativos internos da Cooperalfa. Num primeiro momento, foi feito a análise das propostas apresentadas e os serviços prestados pelas empresas. Em seguida foi recolhida uma amostra do produto para ser analisado pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para comprovar a qualidade do produto. Concluído todo o processo e comprovado a qualidade do óleo diesel, restou à Cooperalfa concluir o registro com os novos fornecedores.
O diesel já é distribuído com a mistura B3 (com 3% de biodiesel), que diminui a emissão de CO² na atmosfera. O Otimizador da Teccom também continua sendo adicionado ao óleo para melhorar o desempenho do veículo. Com isso, o cooperado terá uma redução de R$ 0,06 no preço do óleo diesel, passando de R$ 1,99 para R$ 1,93.
A redução do preço em R$ 0,06 é fundamental, mas é preciso ter uma empresa que atenda as necessidades da Cooperalfa, como afirma Édson Bernardo, gerente de compras. “É preciso analisar os serviços prestados pelos fornecedores e saber se eles podem entregar o produto em prazos adequados à Cooperalfa. Não adianta reduzir o custo do produto e não atender as necessidades da cooperativa”, afirma.
POR JOSEMAR ANDRADE
quarta-feira, agosto 20, 2008
SPTrans PARTICIPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RUBÉOLA
Devem vacinar-se homens e mulheres de 20 a 39 anos. A campanha irá até 12 de setembro. A rubéola é uma doença aguda causada por um vírus contagioso que se transmite facilmente. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastram para o tronco, pernas e braços. Metade dos casos de rubéola não apresenta sintomas, fato que pode favorecer o alastramento do vírus.
No dia 9 de agosto aconteceu a primeira fase da campanha nos terminais Amaral Gurgel e Princesa Isabel, onde também foi oferecida a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil).
Para mais informações acesse: www.sptrans.com.br e www.brasillivredarubeola.com.br ou ligue 156.
Programação:
Terminal Jardim Ângela
Data: de 20 a 30/08
Local: Estrada do M´Boi Mirim na altura da Rua Ribas do Rio Pardo.Período: de segunda a sexta-feira, das 5h às 14h.
Terminal Grajaú
Data: 20 e 27/08; 3 e 10/09
Local: Av. Dona Belmira Marin, s/n.Período: das 17h às 22h
Assessoria de Comunicação Social SPTrans
18.08.2008
terça-feira, agosto 12, 2008
PREFEITURA ANUNCIA MEDIDAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO NA CIDADE
A Prefeitura de São Paulo iniciou em 24 de Março a execução de seu plano de ações. Serão 19 obras em zonas críticas do viário municipal e recuperação de 07 corredores de ônibus. As ações para melhoria do trânsito contam também com proibição de estacionamento e carga e descarga de caminhões em 17 vias, além da criação de 175 caminhos alternativos nos locais em que o trânsito é mais afetado pelo excesso de veículos. Além disso, serão retiradas 167 lombadas e valetas de vários pontos da cidade.
Durante seis meses, a Secretaria Municipal de Transportes mapeou os principais trechos em que o tráfego sofre estrangulamento. A partir do diagnóstico, os engenheiros e técnicos da SPTrans e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) definiram as obras que começarão na próxima semana. "Nossa intenção é desafogar os principais gargalos de trânsito da cidade, permitindo maior rapidez nos corredores de ônibus e maior fluidez no trânsito", afirma o secretário municipal de Transportes Alexandre de Moraes. Segundo ele, a partir do instante em que os ônibus trafegarem com maior velocidade, principalmente pelos corredores, a população deverá optar por utilizar ainda mais o transporte coletivo. "A meta é diminuir em até 20 a 25 minutos a maioria das viagens pelos corredores", prevê o secretário.
A proibição de estacionamento e a determinação de horários para carga e descarga de mercadorias também irão impactar positivamente no tráfego. A CET identificou 17 ruas e avenidas que sofrerão a interferência de fiscalização e receberão nova sinalização. As mudanças irão desde a proibição para estacionar, carregar e descarregar em horário integral, até a não permissão específica em horários de pico - tanto pela manhã quanto no final da tarde e parte da noite. A SMT continua a analisar outras vias onde serão proibidos o estacionamento e a carga e descarga.
Já em relação às rotas alternativas, a idéia é que os motoristas conheçam novas opções que permitam escapar das vias que sofrem com o excesso de veículos. A cada dia, a cidade registra cerca de 700 ocorrências de trânsito que - em maior ou menor intensidade - interferem no andamento do tráfego. Por isso, é fundamental que os motoristas conheçam caminhos alternativos. As sugestões indicadas pela SMT visam auxiliar o motorista a decidir o melhor caminho a percorrer. Nenhuma das rotas alternativas indicadas localiza-se em áreas estritamente residenciais.